(021) 2018-6410
(21) 99573-6011
F-Class R - CCTN | Clube de Caça e Tiro Nacional

F-Class R

 

A F-Class R (rimfire) é uma aposta que nasceu com o propósito de promover o tiro a grande distancia de uma forma fácil com a utilização do calibre mais comum e econômico que existe, o calibre .22.
A F-Class R é uma modalidade para iniciação ao tiro a longa distancia, aprendendo-se o básico, com a utilização de lunetas de aumento e observação do vento.
Lançada há alguns anos na Espanha a modalidade alcançou grande aceitação em vários outros países , ensejando, desde logo, competições entre clubes, evoluindo, rapidamente, para provas entre países, reunindo centenas de atiradores, instituindo-se com total sucesso, a COPA LAPUA F-CLASS R, já na 6ª edição.
Na Europa, F-Class R é praticada nas distancias de 50, 100 e 200 metros.
No Brasil, particularmente no CCTN, os atiradores deram preferência pela distancia de 100 metros, com a utilização das mesas de USBR, o que proporciona mais conforto para eles. Na Europa as provas são realizadas com o atirador deitado.
Os alvos utilizados nas provas já são do conhecimento dos atiradores do CCTN que delas participam desde 2011, quando a modalidade foi introduzida entre nós.
Para o tiro a 100 metros existe um alvo especifico, no qual se incluem uma cruz e um alvo para ensaio e 6 alvos de competição, sobre cada um dos quais, serão realizadas 5 disparos no total de 30, no tempo de 30 minutos. O centro do alvo é marcado com um V, que se pontua com 5,01 pontos. Os alvos de ensaio são separados por uma linha que delimita a zona de competição. Qualquer disparo, fora do quadrado de cada alvo será considerado zero. Se houver disparos alem dos 5 em cada alvo, será eliminado o de maior pontuação, sendo o atirador penalizado em 1 ponto a menos.
A modalidade representa um desafio aos atiradores em praticarem tiro a 100 metros utilizando munição de calibre .22, desenvolvida para tiros com precisão até 50 metros. Os resultados podem ser surpreendentes… objetivando dar igualdade aos atiradores, no CCTN, instituiu-se a regra de se utilizar somente munição da marca CBC, considerando-se a dificuldade de se obter munição de melhor qualidade.
Aqueles que desejarem se aprofundar nos detalhes da modalidade, como dimensão e forma dos alvos, resultados das competições internacionais realizadas na Europa, noticias da LIGA que congrega os atiradores e outras informações pertinentes poderão acessar o site www.armasadictos.com, ficando, certamente surpresos com a projeção da F-Class R na Europa .
Participem !!
Vão gostar.